quarta-feira, 12 de maio de 2010

Sé de Olinda

A Sé... É umas das igrejas mais simples da cidade, mas carrega uma grande carga histórica. Está situada no ponto mais alto da cidade, e dizem que todas as outras igrejas estão voltadas para ela. Pelo menos as que conhecemos estão mesmo. Maior astral comer uma tapioca a noite olhando para a Sé de Olinda...

"A primeira edificação destinada ao culto erguida no local da Sé atual era uma capela simples, construída na técnica da taipa de mão. Foi levantada entre 1537 e 1540, sendo dedicada a Jesus Cristo como Salvador do Mundo. Uma vez que a taipa é material de pouca resistência, a capela logo começou a decair, e foi substituída por outro templo em 1584, maior, de alvenaria e com várias capelas secundárias, erguido por iniciativa do Frei Antônio Barreiro, terceiro Bispo do Brasil.

Com a invasão holandesa a igreja foi profanada e usada mesmo como estrebaria, e sua decadência se completou no incêndio que consumiu parte da cidade em 1631, da Matriz não restando quase nada. Depois da expulsão dos holandeses a cidade reergueu a igreja com grandes esforços, e as obras se prolongaram até o século XVIII. Neste ínterim, em 1676, com a criação do Bispado de Olinda, a antiga Matriz foi elevada à condição de Catedral."

Fonte: wikipédia


Um comentário:

Gislaine Fernandes disse...

Lindas fotos...bela paisagem...um conjunto harmônico perfeito...
beijos...