terça-feira, 13 de abril de 2010

Uma lata mágica

Para quem nunca ouviu falar na pinhole, ou foto na lata, aqui vai uma informação muito interessante. Ontem fui com a nossa turma e com a nossa professora de laboratório Niedja Dias para a praça do Arcenal. Fica no bairro de Recife Antigo, onde o próprio nome já diz, um bairro com muitas construções antigas e charmosas.

Cada aluno recebeu 2 latas, em média, para fazermos 2 fotos. Cada lata pode fazer apenas uma foto. Então, se quisermos fazer 30 fotos, teremos que levar 30 latas. Parece mágica mesmo, é feito um micro furo na lata e no outro lado é inserido o papel fotográfico na parte de dentro. O furinho fica tapado com uma fita preta e no momento que se quer tirar a foto, se destapa o furo e conta os segundos. Para cada tipo de iluminação se deixa um tempo diferente, e para cada tamanho de lata também. A imagem é projetada no papel. Depois se coloca o papel nos químicos e a foto está pronta. Para entender um pouquinho melhor dessa técnica, selecionei 2 sites para vocês se aprofundarem:

1. Lata Mágica - esse blog é de um fotógrafo de câmeras artesanais super conhecido aqui em Recife - clique aqui
2. Como montar a sua pin-hole: clique aqui

Assim que minhas fotos ficarem prontas, publico aqui no blog. Não esperem muito, foi minha primeira vez com a pinhole. Estou louca pra ver como ficou!!

Um comentário:

Gislaine Fernandes disse...

MARI fazendo descobertas na cidade maravilhosa do Recife
Aproveite
beijos