segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Predador

Muito interessante observar a vida animal. Mais interessante ainda é poder fotografá-la!
Ficava me perguntando de que animal seria aquela casinha na sacada do nosso ap, estaria ela abandonada? Que nada, olhem a sequência do momento que fotografei ontem:

Minha profi de fotografia acabou de me explicar porque que eles fazem isso: O marimbondo mobiliza a lagarta, coloca ela pra dentro da casinha e coloca suas larvas em cima dela para se alimentarem. Então, em breve, teremos muitos marimbondinhos saindo dali.

"Muitas fêmeas botam ovos diretamente sobre o corpo de hospedeiro. E como um hospedeiro irrequieto facilmente desalojaria os ovos, a fêmea muitas vezes injeta simultaneamente uma toxina que paralisa a lagarta ou outra vítima. A paralisia pode ser permanente, e a lagarta jaz viva, porém imóvel, com o agente de sua futura destruição preso no ventre. Os ovos chocam, a lagarta inerte se contorce e as larvas de marimbondo escavam e começam o macabro festim". Fonte

Ui!

3 comentários:

Anônimo disse...

credo que bicho esquisito! ;@

*LIS disse...

Interessantissimo!

Realmente e incrivel como essas coisas pegam nossa atencao. Me lembro de ja ter ficado um bom tempo observando formiguinhas carregarem folhas de um lado para o outro!

Mari Lopes disse...

Hmm isso daria uma bela foto!